Viajar de graça, Viagens aéreas… Benefício para quem tem 60 anos ou mais, Entenda

Gratuidade em bilhetes de ônibus e viagens aéreas com 50% são alguns dos direitos do público da terceira idade.

De acordo com um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde, no ano de 2050, cerca de 30% da população brasileira terá idade igual ou superior a 60 anos. Aparentemente, estes números não querem dizer nada, mas eles indicam, na verdade, que o número de pessoas idosas no Brasil irá crescer muito mais do que em outros países.

Este número não deixa de ser positivo, pois indica que a expectativa de vida no Brasil tem aumentado. Com isso, tem-se aumentado também os benefícios oferecidos ao público da terceira idade.

Hoje, pessoas com 60 anos de idade ou mais já têm o direito da gratuidade em viagens de ônibus e trens, além de obterem 50% de desconto em viagens aéreas.

Embora haja este benefício, é importante lembrar que o idoso precisa realizar a aquisição da passagem área/ bilhete de ônibus ou trem com algumas horas de antecedência – 72 horas antes para passagens de avião e três horas antes do horário de partida do ônibus.

O que fazer para conseguir viajar de graça?

Apesar de ser um direito do idoso, para usufruir do benefício, é necessário solicitar a Carteira do Idoso, que nada mais é do que um documento de identificação do usuário, que lhe permite fazer as viagens gratuitas de ônibus.

Em algumas rodoviárias, pode ser que não seja necessário fazer a apresentação desta carteira, pois muito locais aceitam somente a apresentação do RG, mas é importante fazer a emissão deste cartão. Vale lembrar que ele só é válido para as viagens de ônibus e trens.

Além do mais, para conseguir este bilhete, o idoso deve atender a alguns requisitos, dentre eles o valor da sua tenda mensal.

Os descontos de viagens de avião são obtidos diretamente com a empresa da companhia aérea.

Em casos onde as bilheterias não concederem o benefício ao usuário ou recusar o atendimento, desrespeitando o Estatuto do Idoso, deverão pagar uma indenização por danos materiais e por danos morais, por meio da Justiça.

 

4
Deixe um comentário

avatar
4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
AnneMaria Lúcia ranaWalterLuiz Santana ferreira Recent comment authors
newest oldest most voted
Luiz Santana ferreira
Visitante
Luiz Santana ferreira

Gostei desta iniciativa dessa divulgação, tem muitos idosos que não sabe do seu direitos.obrigado

Walter
Visitante
Walter

Fui comprar uma passagem aerea para o RJ, perguntei o preço, e qdo apresentei o meu cartão de idoso, a pessoa disse q o preço já estava com 50%….é complicado, essas empresas não tem tabelas…

Maria Lúcia rana
Visitante
Maria Lúcia rana

Rodoviárias só 65 anos

Anne
Visitante
Anne

Gostaria de saber e entender mais sobre viagens para maiores de 60 anos de ônibus e avião de graça