Todos acima de 60 anos tem direito viagens gratuitas – Veja com solicitar seu bilhete

Que todo idoso acima de 60 anos tem direito a viagem gratuitamente em ônibus municipais e intermunicipais, todo mundo sabe. Mas, você sabia que eles também têm direito a viajar gratuitamente em ônibus interestaduais?

Para isso, basta ter uma renda mensal individual igual ou inferior a dois salários mínimos. A gratuidade foi estabelecida em 2006 e integra o Estatuto do Idoso. De acordo com a legislação, as companhias de transporte são obrigadas a reservar dois assentos para os beneficiários do direito.

Contudo, é importante lembrar que os bilhetes gratuitos a este público são válidos apenas para ônibus convencionais. Ou seja, o benefício não considera ônibus executivos, leito-cama e outras categorias.

Como solicitar o bilhete de viagem gratuito?

O interessado que se encaixa nos requisitos pode solicitar seu bilhete de viagem nos pontos de vendas próprios da transportadora ou em guichês terceirizados.

É fundamental que, para obter o desconto na viagem, o beneficiário solicite o bilhete com no mínimo três horas antes da partida do ônibus. O idoso também pode pedir no ato da compra, a passagem da volta, para que assim tenha uma viagem mais tranquila.

Além de requerer o benefício com três horas antes da viagem, o usuário deve chegar no local do embarque com antecedência mínima de 30 minutos, do contrário pode perder a gratuidade da viagem.

A gratuidade só é válida para compras diretas no guichê. Ou seja, o benefício não é permitido para compras online.

Qual a documentação necessária para obter o bilhete de viagem gratuita?

Para fazer a emissão do bilhete de viagem gratuita, o interessado deve, primeiramente, comprovar a sua idade e renda mensal. Para a comprovação da idade, basta ter em mãos qualquer documento de identificação com foto, como RG ou CNH. Já para a comprovação da renda, é preciso:

– Carteira de Trabalho atualizada;

– Contracheque de pagamento ou documento remetido pelo empregador;

– Carnê de colaboração do INSS;

– Extrato de liquidação de benefício ou declaração provida pelo INSS ou outro órgão de previdência;

– Documentação ou carteira emitida pelas Secretarias Estaduais ou Municipais de Assistência Social;

– Carteira do Idoso.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz