Terceira Idade: Viaje de trem para outros estados de forma gratuita

Benefício é exclusivo para a terceira idade.

Se você tem 60 anos ou mais e possui uma renda mensal de até dois salários mínimos, saiba que você tem direito de fazer viagens interestaduais de forma inteiramente gratuita, por meio dos transportes ônibus e trem.

O benefício na verdade é uma lei, que foi regulamentada em 2006, garantindo ao idoso este direito, ou seja, é mais do que uma vantagem, e sim um direito.

Para poder ter acesso às passagens de ônibus e trem gratuitas, é necessário que o idoso (além do requisito da idade e renda mensal) tenha a Carteira do Idoso, que nada mais é do que o documento que concede este direito.

Para conseguir este documento, é preciso ir ao CRAS ou Assistência Social do seu município e fazer o preenchimento de um requerimento. Feito isso, será gerado um número de Identificação Social – o NIS.

A lei da gratuidade ao idoso assegura dois assentos gratuitos no transporte. Todavia, tanto para as viagens de ônibus quanto trem, só são concedidos os transportes convencionais/econômicos.

Como solicitar a viagem gratuita?

É muito importante prestar atenção nesta etapa. Isso porque não basta apenas fazer a apresentação da Carteira do Idoso no guichê das passagens/bilhetes.

Para as viagens de ônibus, o idoso deve comparecer no guichê com cerca de três horas de antecedência da partida do veículo e solicitar seu bilhete grátis. Vale ressaltar que é possível pedir neste mesmo ato, a passagem de volta da viagem.

Mas, mesmo fazendo a aquisição da passagem três horas antes, isso não é necessário. Para garantir o seu direito e não perdê-lo, o beneficiário deve chegar ao terminal rodoviário 30 minutos antes da partida do ônibus.

Já para a solicitação de bilhetes gratuitos de trem, a antecedência deve ser de alguns dias. Isso irá depender muito da sua cidade/estado, mas existem regiões, onde a solicitação deve ser com 10 dias de antecedência da viagem. Portanto, se informe na estação de trem onde você pretende partir para esclarecer as dúvidas e ter acesso ao benefício.

 

Deixe um comentário

avatar