Descubra como viajar de ônibus sem gastar um centavo

Jovens de até 29 anos podem fazer viagens de ônibus por todo o território nacional sem gastar nenhum centavo.

A ideia de fazer viagens de ônibus de forma gratuita é bastante tentadora, não é mesmo? Saiba que este é um direito que não está reservado apenas ao público idoso acima dos 60 anos, mas também ao público jovem.

Se você está na faixa etária entre 15 a 29 anos e tem uma renda mensal de no máximo dois salários mínimos, você se encaixa no público que tem este benefício. Trata-se da Identidade Jovem (ID Jovem), projeto social desenvolvido pelo Governo Federal que tem como objetivo proporcionar aos jovens de baixa renda a oportunidade de fazer viagens de ônibus sem gastar nada (ou com desconto), além de conseguir descontos de meia-entrada em eventos culturais, artísticos e esportivos.

Como viajar de graça com a Id Jovem?

Além dos requisitos básicos (a faixa etária e a renda mensal), é preciso que o interessado esteja cadastrado no CadÚnico, com seus dados atualizados há pelo menos dois anos. Somente com estes três requisitos o jovem pode seguir com os próximos passos, que é fazer o seu cadastro no site da ID Jovem ou pelo aplicativo do programa, disponível para smartphones.

Caso o interessado não tenha cadastro no CadÚnico ou seus dados estejam desatualizados, basta ir ao CRAS ou órgão responsável pelo CadÚnico de seus município.

Feito tudo isso, além das vagas gratuitas ou com descontos em ônibus de linhas interestaduais, a ID Jovem garante desconto em eventos como shows e apresentações, além de eventos esportivos.

O direito foi estabelecido pelo Estatuto da Juventude, que assegura o número de duas vagas gratuitas sejam reservadas para os jovens em cada veículo de transportes intermunicipais, como ônibus e trens. Os descontos podem ser de 50% do valor dos bilhetes a até mesmo a gratuidade.

Como usar?

O bilhete do ônibus ou trem deve ser solicitado com antecedência de no mínimo três horas da viagem. O desconto ou gratuidade são válidos apenas para o custo da passagem. Quanto a compra, a mesma deve ser realizada diretamente no guichê da rodoviária/estação de trem. Ou seja, a ID Jovem não é válida para compras via internet.

 

Deixe um comentário

avatar